
Sindmetal/CE 81 anos de lutas
e conquistas
O Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará foi fundado em 12 de julho de 1943, e sua trajetória passou por momentos importantes da história do Brasil. Foram décadas de muitas lutas, mas também de conquistas para a categoria metalúrgica cearense.
O Sindmetal-CE sobreviveu aos três golpes de Estado, o Estado Novo de Getúlio Vargas, o golpe militar de 1964 e golpe institucional de 2016 que resultou no impeachment de Dilma Rousseff.
Presenciou a criação da CLT por Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros, o golpe militar de 1964 e o período mais duro da Ditadura, em 1968, com repressões, prisões e desaparecimentos de pessoas.
Vivenciou vários planos econômicos governamentais, inclusive o golpe de bloqueio das poupanças pelo presidente Collor.
Estava na luta, quando houve a trama do golpe que colocou Michel temer no poder e aprovou a reforma trabalhista, que retirou vários direitos importantes do trabalhador.
Durante muitos anos, o movimento sindical, a maioria dos sindicatos, viveu uma estrutura engessada, com forte influência do setor patronal. Os sindicatos de trabalhadores eram dominados por líderes que não representavam a categoria. Isso mudou, com a retomada dos sindicatos pelos trabalhadores.
O movimento sindical seu um salto para mudar esse quadro. Na Conferência Nacional dos Trabalhadores – CONCLAT em 1981, em São Paulo, foi criada a Central Única dos Trabalhadores, CUT. Entidade que daria voz e vez a classe trabalhadora em resposta ao setor patronal. No Ceará, em 1984, surge a CUT Ceará, tendo o Sindmetal-Ceará, o Sindicato dos Bancários e o Sindicato dos Sapateiros como as primeiras entidades a se filiarem à Central, em março de 1985.O Sindmetal-Ceará vivenciou turbulências para organizar a categoria e lutar por seus direitos, isto porque havia o estigma dos metalúrgicos terem como líder nacional, o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, que liderava as grandes paralisações.As lutas foram muitas, mas as vitórias foram conquistadas a partir da união entre trabalhadores e o sindicato. Um dessas conquistas históricas é a Participação nos Resultados das Empresas (PR).
É verdade, a PR é uma conquista a partir da luta do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará, assim como o vale alimentação, o auxilio creche etc.
Os metalúrgicos cearenses unidos ao Sindmetal-CE formam uma categoria forte, que a cada campanha salarial enfrenta o patronal, que insiste em retirar direitos e benefícios dos trabalhadores. O Sindicato é uma trincheira segura nessa luta para defender a categoria.
Os trabalhadores unidos na luta com o Sindmetal-CE seguem firmes em defesa dos seus direitos e de toda classe trabalhadora.
Esse slogan é real: Trabalhador unido ao Sindicato jamais será vencido!