Esse slogan é real: Trabalhador unido ao Sindicato jamais será vencido!

O Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará foi fundado em 12 de julho de 1943, e sua trajetória passou por momentos importantes da história do Brasil. E ainda hoje, em pleno 2024, aos 81 anos depois, vive as lutas das categorias de forma presente e atuante. Foram oito décadas de lutas, mas também de conquistas para os metalúrgicos.
Na sua trajetória, sobreviveu aos três golpes de Estado, o Estado Novo de Getúlio Vargas, o golpe militar de 1964 e golpe institucional de 2016 que resultou no impeachment de Dilma Rousseff. Hoje, vivemos o retorno à democracia com a eleição democrática do Presidente Lula.
Foram anos de turbulências para organizar a categoria e lutar por seus direitos, isto porque havia o estigma dos metalúrgicos terem como líder nacional, um torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, que como líder sindical no Grande ABC Paulista liderava as grandes paralisações.
As lutas foram muitas, mas as vitórias foram conquistadas a partir da união entre trabalhadores e o sindicato. Um dessas conquistas históricas é a Participação nos Resultados das Empresas (PR). É verdade, a PR é uma conquista a partir da luta do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará, assim como o Vale Alimentação, o Auxilio Creche etc.
Os metalúrgicos cearenses unidos ao Sindmetal-CE formam uma categoria forte, que a cada campanha salarial enfrenta o patronal, que insiste em retirar direitos e benefícios dos trabalhadores.
Sindmetal-CE é uma trincheira segura nessa luta para defender a categoria. Os trabalhadores unidos na luta com o seu sindicato seguem firmes em defesa dos seus direitos e de toda classe trabalhadora.
Redação: Assessoria de Comunicação Sindmetal-CE
Comments